domingo, 15 de junho de 2014

REPETECO ...

Repeteco da receita

Bem !!! Resolvi repetir a receita, no momento desta postagem, 15/06/2014 só me sobraram 10 garrafas da primeira leva, isto por eu ter escondido !!!!!!

As únicas diferenças com relação a primeira vez, foram que: desta vez adicionei um pouco de malte torrado, eu usei dois saches de leveduras diferentes. Um pacote de Safale S05 em um fermentador e outro de Nottingan em outro: observei que a fermentação do segundo é mais intensa, as meninas fizeram uma bagunça danada; 

me arrependi um pouco de colocar o malte torrado, pois de acordo com a receita, sua função seria ajudar na cor avermelhada, o vermelho alcançado pra mim foi suficiente;

penso nas próximas vezes que fizer esta receita "brincar" com a proporção dos maltes para obter um tom mais brando do vermelho, e com as temperaturas ou adicionar um malte para conseguir mais corpo, achei pessoalmente que a minha leva ficou meio "seca".  Coisa de Pai exigente, chama atenção do filho até quando dá certo.

O que também pode ser causa da fermentação, antes de alterar a receita repetirei mas fazendo START (propagação da levedura). 
 
Valem as dicas sobre propragação de leveduras:
 
 









Novamente a preparação:
 maltes selecionados,  pesados e devidamente moídos
Nessa leva estreei minha nova BAZZOCA. Ficou uns 3 meses agarrado na alfândega.

SINCERIDADE: A QUE EU FIZ FILTROU MELHOR, A TABAJARA RETEVE MUITO MAIS .


 

Bem!!! Noutro post já expliquei o Mitinga's Botton

29/06/2014_Resultado:

realmente tinha alguma coisa errada na primeira Birra.

a segunda receita ficou mais equilibrada. Eu já comentei anteriormente que achei que a cerveja ficou meio seca. Descobri o problema.

Ao olhar as fotos do cozimento da primeira leva, está claro lá que usei um termômetro digital. Bem !!!!
 
Observem a imagem abaixo:
 

O termostato digital da esquerda é o oque eu uso na geladeira para controlar a temperatura dos fermentadores, ele está marcando -1,0°C. Dentro da geladeira existe um termômetro de bulbo que uso para aferir a temperatura de fermentação e do termostato. O termostato da direita está cerca de 12°C acima da temperatura certa. Foi o da direita que usei na mostura, pensando trabalhar com cerca de 66°C, na verdade estava em 56°C, trabalhando em temperaturas que geram mais álcool e menos corpo, daí minha percepção de uma cerveja seca. Eu estava certo.
 
LIÇÃO: nunca confie plenamente num termômetro digital, faça a aferição e calibre-o. 

Definitivamente, minha segunda leva ficou com mais corpo, e muito mais agradável ao meu paladar, bem acho que a segunda leva ficou muito melhor que a primeira.
 

Boa surpresa durante a brassagem

Visita de amigos de Brasília
a minha esquerda, de lá pra cá: Rogério "mineiro" fazendo um grande esforço de experimentar a primeira linhagem da RubrAle, Rita "Ritinha", e a meu lado agarradinha a mim,
minha sogra favorita.
 

Panela fervendo, eu Rogério e meu cachorro. Cuidado com o cão !!!!!


Tem que participar: Mineiro adicionando Lúpulo a fervura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário