domingo, 6 de julho de 2014

Terceira Leva

Receita da Cara Pálida BEEr

Preliminares:

Minha esposa me perguntou se eu poderia fazer uma amarelinha, URGH !!!!!!!!!! Eca !!!!!!!!!!!!!!!!Como ela pediu com muito carinho, resolvi testar uma PaleAle, catei uma receita na rede e achei um peixe.

Batizarei-a de CaraPálida BEEr, chamo atenção no BEE, pois resolvi adicionar mel a receita. Optei por 1g para cada litro

A receita

Com auxílio da tabela periódica tentei seguir alguns parâmetros:

receita para 40 litros:

7.5 Kg de malte Pilsen
2.5 Kg de malte Pale Ale

35g de lúpulo Columbus____60' do término da fervura
40g de mel_______________05' do término da fervura

2 pacotes de S04



Optei em fazer uma única adição de lúpulo, o de amargor, isto deve-se ao fato de que eu busco um aroma e um gosto residual de mel e optei por não interferir no arma com lúpulo.

A receita parametriza de 20 a 40 IBU (International Bitterness Unit) Optei por trabalhar com o limite inferior na lupulagem, assim tentando atingir cerca de 20 IBU. Como? Lá vai:

O lúpulo usado foi o Columbus com 16,2 % Ácido Alfa (AA)

Aprendi que:

1g A.A. confere a 20 litros de cerveja 10 IBU. sendo assim:

100g de lúpulo tem 16,2g/A.A.
2g (20IBU)    ---------   X

12,5 g/20 litros, o que respectivamente para 40litros necessita de 25g. CAPICCE ?????????????

Eu também aprendi que esta conta não é exata, mais é o que eu tenho, poderia usar também o link,

mas queria testar a matemática com o resultado na língua depois de pronta.

O desenrolar

Brassagem:

Desta vez testei brassar com uma proporção de 2 litros d'água para cada Kg de malte, e ficou legal, gostei e obtive um resultado satisfatório.

Absolutamente desta vez não preocupei com a quantidade exata de água para lavagem do malte. esquentei água suficiente e me preocupei alcançar cerca de 1.043 a 1.056 de densidade original (OG). Parei de lavar quando encontrei no processo de lavagem um densidade de 1.010.

Só que !!!! Me esqueci de uma coisinha, adicionei mel no final, e lógico que isto alterou a OG, no final da fervura estava com 1.060. Fiquei um pouco fora do parâmetro do estilo.

Fermentação:

Desta vez não aerei, no momento que adicionei a levedura optei por não sacudir o fermentador, para assim gerar uma aeração do volume. O resultado foi muito próximo do alcançado das outras vezes quando aerei. A fermentação vigorosa no início, mas depois de uns três dias, as meninas brocharam. E foi dose lavar os fermentadores. Comprarei um cônico.

Alcancei, como das outras vezes, 1.035 de densidade, esta observada  no momento da trasfega para iniciar a fermentação secundária. O que já me deixou fora do parâmetro de 1.008 a 1.016.

Que venha o START para fazer a diferença. 

31/07/2014 Resultado:

Engarrafei a leva no dia 06/07, dia 12 abri a primeira de teimoso para ver o resultado, coitado!!!!!!! pouca pressão, quase nada. Mais ou menos dia 16/07 abri outra garrafa, ainda não tinha pressão. Agora fiquei tenso!!!!!!! 

Finalmente dia 27/07. Aleluia irmão !!!!! Pressão, e colarinho para nenhuma cerveja colocar defeito.
Amarelinha? Ficou
Gosto de mel? Lá longe, aliás muito longe

Meus 20 IBU´s? Na tentativa de usar o parâmetro inferior para uma PaleAle,  de 20 IBU´s, particularmente não considero que ficou assim mais forte que a RubraAle ...

Quem olhar com cuidado as receitas verá que, mesmo que eu tenha feito somente uma única lupulagem, usando cerca de 35g nesta receita contra cerca de 27g nas outras, e apesar de colocar apenas lupulagem para amargor e não de aroma, com a justificativa de tentar um aroma de mel, mesmo assim o aroma ficou presente. Para mim ficou Hoptima, mas da próxima vez tentarei um lúpulo mais neutro, ou reduzirei ainda mais a quantidade, pois quero um amargor presente para ela não ficar exageradamente doce, mas, o mais neutro possível, para que as especiarias aromatizem mais

Boa ???? Não, Hoptima !!!!!
 
Uma coisa que não gostei, a levedura usada (S04) solta muito sedimento no fundo do copo diferentemente do (Nottingan) que nas duas levas anteriores fica grudado no fundo da garrafa. 
 

Fotos da Criatura

Fotos tiradas dia 20/07/2014
 




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário