terça-feira, 27 de maio de 2014

Fermentação , Prime e Envasamento ...

Fermentação e Maturação

Bem! A fermentação foi feita integralmente nestes fermentadores que podem ser visualizados na foto abaixo, são "bombas" de 20litros cada. As quais não enchi completamente por Caga... de extravasar, aí utilizei uma garrafa de 5 litros d'água também

Há !!!!! Um detalhe !!!!! sem Airlock. Ao menos sem daqueles que parecem um sifão, isto é, aqueles que promovem um fecho hidráulico, aqueles que parecem um "S". Este sistema praticamente de "última geração" aprendi no curso que fiz, e funcionou perfeitamente, deixa o ar sair porém não permite sua entrada. Deve ter custado uns R$ 0.02, todos que utilizei.

Primeira fermentação: fermentadores a 18°C por 5 dias;

Fiz a trasfega para novos fermentadores. A trasfega foi tensa, muito tensa, muito tensa mesmo!!!!!!!
Meus fermentadores, não tinham torneirinha (o que já resolvi). Observei que a torneira de algum modo auxilia na transferência sem a lama, mas consegui fazer tudo, mas no outro dia tive de trasfegar novamente, pois tinha muita lama, o que aumentou a possibilidade de oxidação ou contaminação.
 
Mas como diz André Nader da Confraria do Marquês em nossas trocas de Emails: "Simbora !!!!!".

Segunda fermentação: fermentadores a 18°C por mais 5 dias;

Maturação: depois destes tempos de fermentação a temperatura foi reduzida para 5°C por sete dias;


Prime e Envasamento.

Transferi para um balde dotado de graduação, isto significa dizer que: coloquei água de litro em litro e fui marcando a quantidade na lateral dele.

Também coloquei aquela torneirinha que tem uma válvula para engarrafamento, ela facilitou o envasamento.


Já que minhas garrafas variam de volume, resolvi fazer o prime dentro do balde de uma vez só. Usei 6g de açúcar refinado/litro. Retirei cerca de uma garrafa de 600 ml e fervi com a quantidade de açúcar refinado calculado para o volume total.

As Garrafas foram devidamente lavadas e sanitizadas. Usei álcool 70 no balde e nas garrafas.




Garrafas escorreram na caixa plástica em que elas estavam guardadas. Gostei muito de usá-las por que permitiu que eu não tivesse que investir em mais uma coisa, um escorredor de garrafas.
 
Depois de tudo lavado e sanitizado (inclusive as caixas), coloquei as em uma angulação, permitindo assim que as garrafas escorressem:


Engarrafei-as no dia 22/05/2014. Acabei agregando nomes ao nome original, este Hoptima Prime.
HOPTIMA = HOP (LÚPULO) + OPTIMA (ÓTIMA,  KKKKK!!!! NEM SEI SE FICARÁ BOA), PRIME de primeira. Alguma semelhança com os Transformers será mera coincidência. KKKK !

Simbora !!! mas encontrei depois da última garrafa fechada uma mitinga, aquelas mosquinhas pequenininhas, de frutas. PQPPPPP !!!!! FU...!!!!

Bem!!! Tudo correndo certo ela será batizada de Hoptima Prime Mitinga's Beer


No dia 29/05/2014 completará 7 dias de carbonatação, mas no dia 30/05/2014 abrirei a primeira para ver (beber !!!!) o resultado. Tendo Gás, com gosto bom, já fico parcialmente satisfeito

o resultado mesmo, somente a partir de 05/06/2014 quando completará 14 dias de carbonatação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário